Logo LAAD 2017

O que ver na LAAD Defence & Security 2017: destaques das empresas expositoras

TECNOLOGIA INÉDITA PARA VOOS SEGUROS EM BAIXA ALTITUDE
A Ael Sistemas apresenta um portfólio diversificado com equipamentos para projetos da Forças Armadas como o Gripen NG, SISFRON e COBRA, além de sistemas para áreas como ARPs, eletro-ópticos, C4I e comunicações. A empresa também apresenta o “Terrain Following”, inédito ao público, o sistema de guiagem por acompanhamento de relevo possibilita que aeronaves realizem voos táticos de baixa altitude seguindo o contorno do relevo de maneira segura. O desenvolvimento do sistema contou com o apoio da FINEP e, neste projeto, centenas de horas de voo reais e em ambientes simulados já foram realizadas, comprovando o sucesso deste inovador projeto brasileiro.

NOVAS VERSÕES DAS VIATURAS MARRUÁ
A Agrale apresenta a geração militar do Marruá VTNE ½ ton Ambulância UTI de 14 m³ e a VTNE ¾ ton. AM21 versão GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que incorpora características especiais para missões de pacificação e manutenção da ordem. Outros destaques são o Marruá VTL REC RHD, o Marruá VTNE 2 ½ ton. AM41, a VTL Rec, implementada com sistema de visão termal (em parceria com a AEL sistemas) e uma versão blindada do Marruá AM200 Cabine Dupla Nova Geração, uma opção para uso tanto das Forças de Segurança e Policias como para aplicações civis.

INOVAÇÃO EM RESSUSCITAÇÃO CARDIORESPIRATÓRIA E VENTILAÇÃO DE RESGATE
A Air Liquide Medical Systems desenvolveu o CPV (Cardio Pulmonary Ventilation), modo ventilatório específico para o atendimento de vítimas de parada cardíaca, disponível no ventilador de transporte Monnal T60. De fácil utilização, o CPV pode ser usado no atendimento pré-hospitalar, durante transporte terrestre e/ou aéreo, transporte intra-hospitalar, bem como nas unidades de pronto-atendimento e unidades de terapia intensiva. O Monnal T60® foi desenvolvido especialmente para intervenções médicas móveis em todos os ambientes de terapia intensiva.

TECNOLOGIAS OPTRÔNICAS
A Akaer apresenta soluções tecnológicas integradas e conta com a presença da OPTO Space & Defense (empresa de optrônicos adquirida em 2016). O destaque está nos produtos da Opto S&D, como a espoleta e domo de míssel, monóculo termal e câmera para satélites.

MONITORAMENTO DE GRANDES ÁREAS
A Altave destaca o ALTAVE OMNI, sistema aerostático de monitoramento persistente de grandes áreas que foi empregado nos Jogos Olímpicos no Rio. A empresa traz também o ALTAVE HORIZONTE, concebido para aplicação em monitoramento persistente (dia e noite) de áreas extensas como fronteiras, instalações críticas e situações complexas. O sistema permite visão privilegiada por meio de sensor IR refrigerado com zoom óptico contínuo e câmera colorida de TV, possuindo ainda recursos de auto-tracking (acompanhamento automático de alvos) e scan (varredura automática) de áreas pré-determinadas pelo usuário.

PRIMEIRO SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR DO BRASIL
Vinculada ao Ministério da Defesa por meio do Comando da Marinha, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul) apresenta a maquete do primeiro submarino com propulsão nuclear do País. A Amazul participa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e desenvolve, junto com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), os projetos conceitual e básico do Complexo Radiológico do Estaleiro e Base Naval de Itaguaí, onde será construído submarino.

INDÚSTRIA DE DEFESA ARGENTINA MARCA PRESENÇA
A Argentina faz uma participação institucional na LAAD com um pavilhão próprio, apresentando a Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) e a INVAP, duas empresas-chave e reconhecidas internacionalmente. Além disso, contará com empresas associadas à Cámara Argentina Aeronáutica y Espacial (CARAE), organização que reúne uma ampla gama de companhias de base tecnológica que se dedicam à fabricação de produtos, peças e o desenvolvimento de serviços e equipamentos de terra.



SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA E SEGURANÇA CIBERNÉTICA
A Atech, empresa do Grupo Embraer, lança a família de produtos Arkhe que contempla as soluções: Arkhe Command & Control (sistemas de C4ISR); Arkhe Mission Combat (sistemas embarcados); Arkhe Intelligence (sistemas de inteligência); Arkhe Cyber (segurança cibernética); e Arkhe Academy (formação, simulação e treinamento).

PROTÓTIPO DA VIATURA GUARÁ 4WS BLINDADA
A Avibras exibe o protótipo da viatura Guará 4WS Blindada Leve sobre Rodas que, nesta versão, tem capacidade para cinco tripulantes devidamente equipados com excelente nível de proteção e agilidade, além de extrema mobilidade com tração 4X4 e direção nas quatro rodas. A viatura também é destinada ao emprego tático em operações especiais de forças de segurança em área urbana. Em destaque no estande também o AV-TCM ASTROS (Míssil Tático de Cruzeiro com alcance de 300 km) movido a turbojato. O míssil está em fase final de desenvolvimento e certificação e já está contratado pelo Exército Brasileiro. A parceria da Avibras com as Forças Armadas do Brasil também será evidenciada por meio dos programas A-Darter (Força Aérea Brasileira), MAN-SUP (Marinha do Brasil) e Sistema ASTROS 2020 (Exército Brasileiro).

SISTEMAS ELETRÔNICOS PARA APLICAÇÕES CRÍTICAS
Representante da marca Curtiss-Wright no Brasil, a Avicom Engenharia apresenta computadores de missão, processadores para radar, gravadores de dados, displays e sistemas de gerenciamento de vídeo. A empresa também exibe novidades na área de câmeras para aplicação externa em veículos blindados e câmeras para o cockpit de aeronaves e irá trazer um kit de demonstração do sistema de comunicação militar portátil. Essas são soluções de outras duas marcas representadas pela Avicom Engenharia, a Radionor e a Kappa Optronics, respectivamente.

AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA
A Avionics Services apresenta o ARP Caçador, primeira ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) a receber a aprovação do Ministério da Defesa como um PED (Produto Estratégico de Defesa). A ARP Caçador é um UAV de Média Altitude e de Longo Alcance (MALE), capaz de voar mais de 40 horas, a altitudes de até 30.000 pés. O peso máximo de decolagem do ARP é de 1.270kg, o que lhe permite transportar 250kg de várias cargas simultaneamente para realizar uma variedade de missões. É ideal para monitoramento, controle e aplicação militar de missões múltiplas com informações em tempo real.

VEÍCULOS PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO  
A BAE Systems destaca os veículos obuseiro autopropulsão M109A5, atualmente a empresa realiza a modernização de trinta e dois M109A5 para o Exército brasileiro. Também será apresentado o foguete guiado a laser semi-ativo APKWS, que transforma uma munição não-guiada padrão em um foguete de precisão guiado por laser e os transponders de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF), que incorporam os recursos necessários para as exigências globais de controle de tráfego aéreo militar e civil.


BLINDAGEM DE VEÍCULOS E PROTEÇÃO BALÍSTICA

A BCA Ballistic Protection traz inovações como o Neoflex® Tape, único painel balístico autoadesivo do mundo que permite a moldagem e a colagem instantânea, garantindo a otimização dos processos e minimizando possíveis erros no processo de aplicação. Os fios de alta tenacidade dos painéis oferecem resistência 30% superior ao encontrado no mercado e são até 25% mais leves que a blindagem tradicional. Estará em exposição no estande um carro da BMW alvejado para comprovar a eficiência da proteção balística oferecida pela BCA. Para proteção pessoal, a BCA irá apresentar a tecnologia Neoflex® Plate utilizada pelos militares brasileiros da Força Tarefa durante a Copa do Mundo 2014 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

LINHAS COMPLETAS DE MATERIAIS DE DEFESA DE ALTA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
A BioAmerica Defense, empresa de distribuição que representa marcas americanas e europeias, destaca o portfólio de soluções da SKB Cases, fabricante de caixas de transporte de polímero moldado; Data 911, provedor de soluções móveis de hardware e software para ambientes veiculares; LRAD, empresa que fornece sistemas acústicos (alto falantes direcionais) de longo alcance e a AM General, líder no design, engenharia, fabricação e suporte de veículos táticos leves.

O PAPEL DA MULHER NA INDÚSTRIA AEROESPACIAL
Reunindo engenheiras e lideranças femininas das principais empresas do setor, o painel “Mulheres na Defesa e Aviação” realizado pela Boeing, promoverá um debate acerca do papel delas no desenvolvimento e evolução da indústria de defesa e segurança e sobre a estruturação de políticas e ações que promovam o ingresso de engenheiras e profissionais de áreas correlatas no setor. Acontece no dia 4 de abril a partir das 14h e reúne a presidente da companhia para a América Latina, Donna Hrinak, a vice-presidente da unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), Cristine Mendonça, a diretora de planejamento da GE Celma, Claudia Carvalho e a comandante da Marinha dos Estados Unidos, Jacqueline Renée Finch.

ALVO AÉREO PARA TREINAMENTO MILITAR
A Brasil Aircrafts fabricante de modelos de drones e alvos aéreos para atender as demandas de treinamentos de tiro antiaéreo e sistemas de Defesa das forças armadas, lança novos modelos com fabricação 100% nacional. Exemplos: uma nova aeronave não-tripulada com capacidade para decolar e pousar verticalmente em uma área de até 2,5 metros e um novo alvo aéreo à jato com autonomia de 10 km.

RESTRIÇÃO DE ACESSO E BLOQUEADORES DE VIAS, UTILIZADOS INCLUSIVE NO PENTÁGONO
A CAME do Brasil traz para o estande um portfólio de produtos focados em controle de acesso com destaque para os pilares retráteis e os bloqueadores de vias da Urbaco (empresa do grupo CAME e líder mundial em acessos retráteis). O primeiro é composto por pilares que podem ser acionados à distância para subir ou abaixar, permitindo ou restringindo o acesso. O dispositivo é de máxima eficiência e é utilizado em bancos, empresas, embaixadas de diversos países e até no Pentágono - sede do Departamento de Defesa dos EUA. Já os bloqueadores de vias, chamados de Road Blocker, são compostos por uma barreira instalada no chão, acionada à distância para levantar ou abaixar. É um sistema de restrição de acesso muito utilizado para evitar atos terroristas ou invasões com uso de veículos para destruição de portões, vitrines ou catracas.

PROTEÇÃO BALÍSTICA E BLINDAGEM
A CBTI apresenta a matéria-prima utilizada para a confecção de envelopes balísticos de coletes, placas rígidas, balísticas para escudos e blindagem de automóveis, embarcações/aeronaves e capacetes balísticos.  

TECNOLOGIA PARA O AUXÍLIO EM INVESTIGAÇÕES DIGITAIS
A israelense Cellebrite expõe a linha UFED Analytics, UFED Infield e UFED Touch 2, que são novidades em tecnologias para a extração de dados de dispositivos móveis e softwares especiais para análise de informações sob o ponto de vista investigativo. A tecnologia UFED da Cellebrite é utilizada por agências de inteligência do mundo inteiro.

TECNOLOGIA EM ARMAMENTO NÃO-LETAL E ROBÔ ANTIBOMBAS
A Condor destaca o lançador de munição não letal (2ª geração) AM-640 que traz como novidade a coronha rebatível, que reduz o tamanho do armamento em 40% e um robô que desarma bombas operado por controle remoto (usado pela polícia americana no atentado terrorista na maratona de Boston, em 2013). Em uso em mais de 50 países, o equipamento já foi adquirido pelo Exército Brasileiro e pela Força Nacional de Segurança. A empresa também apresenta a gaze hemostática coagulante que estanca o sangramento quase que instantaneamente e um sistema de visão noturna de fabricação grega, que oferece clareza de imagem até 30% maior em comparação aos existentes hoje no Brasil.

SISTEMA NAVAIS DE CONTROLE TÁTICO E DE ARMAS
A CONSUB Defesa e Tecnologia traz a linha SICONTA - Sistema de Controle Tático e de Armas, sistemas digitais modulares distribuídos que com o desenvolvimento de interfaces adequadas pode ser integrado a qualquer conjunto de sensores e armas escolhido pelo cliente para configurar uma dada plataforma. O SICONTA equipa as 6 fragatas classe Niterói, a Corveta Barroso, o Porta-Aviões São Paulo e em breve os navios-patrulha de 500 toneladas da Marinha do Brasil.

CONSULTORIA EM DEFESA MILITAR MARÍTIMA
A Defensea Consultoria é uma empresa brasileira com experiência em diversos setores de atividades militares marítimas. Representante das marcas Polyamp AB, MetOcean, GeoSpectrum, SIEL, Xanatos Marine, Liquid Robotics e RTSys, apresenta, entre outros, conversores de energia (degaussing e deperming); sistemas acústicos para espotagem de tiro de superfície; sistemas de comunicação submarina; sistemas de controle remoto e telemetria para embarcações autônomas; monitoramento do tráfego marítimo e drones subaquáticos.  

LANÇAMENTO EMBARCAÇÃO HIDROJATO BLINDADA PARA OPERAÇÃO MILITAR NA AMAZÔNIA
A DGS Defense lança embarcação hidrojato blindada, especialmente para as Forças Armadas brasileiras atuarem na vigilância dos rios da Amazônia.  A DGS 888 RAPTOR tem 9,2 metros de comprimento, blindagem removível, capacidade de carga superior a 2.000 kg, visão termal estabilizada, radar de ultra-alta definição e quatro estações para armamento calibres 12,7 e 7,56 mm. A empresa também apresenta a DGS 888 SURVEY, embarcação dedicada ao levantamento e análise de dados hidroceanográficos que será entregue à Marinha do Brasil ainda em abril.

MÍSSEIS GUIADOS PARA OPERAÇÕES AR-AR E AR-TERRA
A alemã Diehl Defense traz para a LAAD 2017 mísseis guiados ar-ar e ar-terra para aeronaves de combate e mísseis anti-navio para as forças navais. Além disso, a empresa irá apresentar o portfólio de soluções para a defesa aérea baseada em solo (terrestre).

EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO PARA RESGATE E SALVAMENTO
Empresa sul coreana, a Duveet é especializada na fabricação de ferramentas de iluminação de resgate portáteis especificamente para o gerenciamento de desastres. Para a LAAD 2017, a empresa destaca sistemas de segurança de alarme pessoal e de  iluminação de emergência portáteis (HID holofote e lanterna LED).

AVIÃO KC-390 DA EMBRAER
A Embraer destaca o programa KC-390, aeronave de transporte militar desenvolvida pela empresa, e pela primeira vez traz uma sala de realidade virtual no estande em que os visitantes poderão visitar o interior do avião KC-390. Outros diversos recursos multimídias em exposição apresentam as mais avançadas tecnologias em controle de tráfego aéreo, sistemas de defesa e monitoramento de fronteiras.O avião KC-390 estará no Rio de Janeiro durante dois dias. Na ocasião, a equipe de Comunicação da Embraer organizará uma visita guiada da imprensa ao KC-390.

LANÇAMENTO DO PROJETO DO NAVIO-PATRULHA 500-BR
A Emgepron lançará o Navio-Patrulha 500-BR, desenvolvido em parceria com o Centro de Projetos de Navios (CPN), voltado para vigilância e defesa costeira. O NPa 500-BR tem como características principais deslocamento de aproximadamente 500 toneladas, comprimento de cerca de 57 metros e velocidade máxima contínua de 20 nós. O projeto do NPa 500-BR está pronto e a expectativa é que em breve seja iniciada a construção no Brasil.

ADAPTAÇÃO AUTOMOTIVA PARA VEÍCULOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE EMERGÊNCIA
A Engesig, fabricante de sinalizadores acústico/visuais e adaptação automotiva para veículos de segurança pública, saúde e bombeiros, destaca entre as novidades: o sinalizador em formato de arco MaxPegasus II para viaturas de emergência; a nova geração de sirene para motocicletas policiais EG-112V e a linha de sinalizadores auxiliares StarLight 3W, que utiliza tecnologia LED 3ª Geração. A empresa também apresenta o projeto de ampliação da unidade fabril com a construção de novo prédio com três andares.

SINALIZAÇÃO AUTOMOTIVA
Lançando a própria linha de sinalizadores automotivos EuroSignal, a Eurolaf apresenta as primeiras novidades da nova unidade de negócios. A fábrica de sinalizadores EuroSignal está localizada em Sorocaba, anexa à unidade da Eurolaf, e entrou em operação no início de março de 2017, com investimentos na ordem de R$12 milhões.

CURSOS DE KRAV MAGA
A Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) faz o lançamento de três novos cursos: o Curso de Defesa Com o Uso de Armas Longas (fuzis) e o Curso de Defesa Com Bastão Tático e Tonfa, desenvolvidos especificamente para militares, policiais ou segurança privada e o Curso Antiterror, aplicado aos militares e, pela primeira vez, com um módulo de treinamento também para civis. Esses cursos se somam aos mais de 20 módulos de treinamentos para militares desenvolvidos e aplicados pela FSAKM em todo o Brasil.

FAB NA LAAD
A Força Aérea Brasileira (FAB) destaca os projetos estratégicos: Gripen NG, KC-390 e PESE (Programa Estratégico de Sistemas Espaciais). Com foco na interatividade, o estande institucional conta com três videowall (monitores) exibindo os projetos da FAB.

LANÇAMENTO DE NOVO UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT)
A nova aeronave FT-200FH, desenvolvida pela FT Sistemas, tem como principal característica a configuração de rotores intermesh. O novo VANT tem capacidade de transporte de carga útil, autonomia e alcance que atendem a situações de campo que requerem demandas específicas de maior versatilidade e facilidade operacional.  O helicóptero não tripulado tem alcance de 100 quilômetros e autonomia de mais de 10 horas de voo, podendo transportar até 50kg de carga útil.  

SISTEMA DE COMBATE DO SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR BRASILEIRO
A Fundação Ezute apresenta os avanços do Sistema de Combate do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). A Fundação foi responsável pela absorção de tecnologia do Sistema de Combate dos submarinos convencionais, com o envio de uma equipe de engenheiros da Ezute para Toulon, na França, para receber treinamento da DCNS (Directions de Construction Navales et Services). A Fundação Ezute atuará aplicando o conhecimento adquirido na França para apoiar a finalização do projeto preliminar do submarino de propulsão nuclear e realizará atividades de suporte e consultoria para o início do desenvolvimento do submarino. Com a nacionalização da tecnologia, o treinamento continua no Brasil, com a montagem do laboratório de integração local e do primeiro submarino.

EQUIPAMENTOS MILITARES E DE GERAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA POTÁVEL
A Gehr International apresenta um portfólio de soluções para o mercado de defesa das empresas Dillon Aero (armamento), General Dynamics European Land Systems (artilharia e munições), Streit Manufacturing (torretas blindadas para veículos leves), TAR Ideal (equipamentos militares diversos), Versis (análise de falhas em placas de circuitos integrado), Portagrid (geração e armazenamento de energia renovável) e SkyHydrant (sistema de filtragem e potabilidade de água).

AERONAVES PILOTADAS REMOTAMENTE E GERAÇÃO DE ENERGIA
Empresa americana, a General Atomics apresenta novos modelos de aeronaves pilotadas remotamente que podem ser empregados em vigilância e reconhecimento e os sistemas de lançamento de aeronaves electromagnéticas e de geração avançada de energia.

MUNIÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA O TRANSPORTE DE ARMAS
O Estado americano da Geórgia traz para a feira a Blue Force Gear, que irá apresentar equipamentos como bandoleiras (para comportar armas junto ao corpo) e sacos multi-uso e a  PolyCase Ammunition, empresa que fabrica e comercializa munições para uso o militar, policial e em esportes no mundo inteiro. No estande haverá informações de outras empresas americanas dos setores de defesa e segurança.

RASTREAMENTO E COMUNICAÇÃO VIA SATÉLITE
A Globalstar oferece serviços de telecomunicação via satélite e destaca o telefone móvel satelital GSP-1700, equipamento que permite realizar chamadas claras e sem delay, com cobertura em 100% do território brasileiro. No estande também é apresentado o rastreador pessoal via satélite SPOT Gen3, único no mercado brasileiro que informa a localização e permite o envio de mensagens de ajuda e acionamento de função SOS e o rastreador de ativos via satélite SmartOne C que além de informar as localizações do ativo rastreado, conta com entrada nível TTL para captação de informações adicionais sobre o ativo, sendo excelente opção para aplicação em telemetria e monitoramento remoto.

VEÍCULO BLINDADO GLADIADOR II RESISTENTE A GRANADAS E ARMAS DE GROSSO CALIBRE
O Grupo Inbra traz para a exposição o veículo Gladiador II, um multitarefa militar com blindagem nível IV, próprio para cenários bélicos devido à resistência a granadas e calibres utilizados em conflitos extremos. Também apresenta toda a linha de produtos como capacetes e escudos com destaque para o colete de soltura rápida nível III, modelo que está entre os itens de segurança para o soldado do projeto Cobra do Exército brasileiro. A companhia também lança a campanha “Vidas que salvam Vidas”.  

RADARES MARÍTIMOS
A IACIT destaca o Radar Over The Horizon (OHT – Além do Horizonte), desenvolvido em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI), é o primeiro a ser desenvolvido no Brasil com o conceito de “surface wave” que garante rastreabilidade de uma área marítima mais extensa, já que os sensores fazem uma “varredura” seguindo a curvatura da Terra. A empresa apresenta também o Radar Oceânico aplicado tanto em projetos civis, quanto científicos ou de segurança nacional. O equipamento, também em operação no sul do país, permite o mapeamento das correntes marítimas, detecta perigos ambientais como ressacas e tsunamis e pode ser usado na vigilância costeira.

DEMONSTRAÇÃO DE NOVO FUZIL COM SIMULADOR DE TIROS
A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) realiza o pré-lançamento do Fuzil de Assalto e Carabina 7,62 IA2 que atendem de forma exemplar os requisitos de confiabilidade, rusticidade, precisão, segurança, resistência e estabilidade previstos para os materiais de emprego militar e da nova versão do Rádio Mallet, destinado a equipar todos os escalões de combate da força terrestre. No estande da IMBEL será permitido aos visitantes manusear e operar todos os itens expostos, além de realizar tiros virtuais (simulador) com o Fuzil de Assalto 5,56 IA2.

SISTEMAS PARA A DEFESA AÉREA
A israelense Israel Aerospace Industries (IAI) apresenta uma variedade de sistemas de defesa estratégica usando cenários interativos e soluções integradas em todas as áreas de ar, mar e terra. Destaques para o Sistema de Defesa Aérea do IAI, Satélites de Observação Avançados e Satélite de Abertura Sintética (TecSar), além de veículos aéreos não tripulados da Família Heron, o STUAS Bird Eye e o Hovermast 100 Eletricamente powered.

NOVIDADES EM TECIDOS DE ALTA PERFORMANCE
Cordura® é a marca registrada da INVISTA, umas das maiores produtoras de fibras e polímeros que durante a LAAD expõe dois lançamentos: CORDURA® SDN, fios tintos em massa em várias cores de tons militares que proporcionam maior durabilidade e a nova geração da fibra CORDURA® NYCO que possui maior resistência e permite a produção de tecidos mais leves e confortáveis.

KNOW-HOW ITALIANO NOS SETORES AEROESPACIAL E DE DEFESA
A Italian Trade Agency, agência governamental, apresenta no pavilhão italiano as empresas Explorer Cases by GT Line, especializada em malas para o transporte de equipamentos sensíveis; a GEM Elettronica, com soluções para a navegação e monitoramento e segurança; Imear, fabricante de componentes elétrico-ópticos para veículos de combate e a Sigma Consulting, especializada na concepção e integração de sistemas eletrônicos, de informações e telecomunicações.

NOVA GERAÇÃO DE LANÇADOR 4X4
A MAC JEE apresenta a geração de Lançador 4x4, o Armadillo TA-2, multicalibre e multiuso.

MARINHA NA LAAD
A Marinha do Brasil apresenta os principais projetos estratégicos: Programa Nuclear da Marinha, Construção do Núcleo do Poder Naval, Obtenção da Capacidade Operacional Plena e Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAZ).

BARCO MULTIFUNÇÃO PARA MISSÕES DE RESGATE, COMBATE E PATRULHAMENTO
Representante exclusiva das marcas Zodiac Milpro e Airborne Systems, a MD-Bally traz o lançamento da lancha SRA-750, um barco multifunção com o excelente desempenho em missões de resgate, reconhecimento, combate e patrulhamento, tanto no mar quanto em ambiente fluvial. A lancha estará em exposição no estande da empresa.

SOLDADO DO FUTURO
A Motorola traz uma estrutura de rede de transmissão de dados multimídia de alta velocidade que pode ser transportada para qualquer lugar do planeta, mesmo nos ambientes mais extremos. No estande o equipamento é demonstrado na mochila de um soldado (ator convidado para interpretar) que comporta: câmera montada na luneta do rifle de atirador de elite (sniper) enviando imagens em tempo real para centro de comando e controle simulado; câmera junto ao corpo Si500 que grava som e imagens do cenário do agente para registro; dispositivo de missão crítica LEX L10 com aplicativos de reconhecimento facial, mapas, registro de investigações e estratégia de ações táticas. Tudo isso demonstrado em tempo real por meio de um dispositivo montado na mochila que cria uma “bolha” de LTE (área de cobertura definida de sinal 4G) no estande da empresa.

DISPOSITIVOS PARA VISÃO NOTURNA E MEDIÇÃO DE DISTÂNCIAS
Líder mundial na concepção e fabricação de câmaras termográficas, sistemas de visão noturna, telêmetros laser e óptica Aimers, a canadense Newcon Optik destaca, entre outros produtos, o SPOTTER LRF PRO, um telêmetro a laser com GPS, saída USB e display LED. Outro destaque é o binóculo LRB 6K, montável em tripé, com bússola magnética digital incorporada e construído para suportar as condições adversas no campo de batalha.

NOVIDADES DE EMPRESAS DA NOVA ZELÂNDIA
A agência New Zealand Trade and Enterprise (NZTE) traz para a LAAD 2017 a presença de cinco empresas neozelandesas. A Pacific Aerospace, fabricante de aeronaves extremamente resistentes e capazes de realizar pouso e decolagem em espaços extremamente curtos e de difícil acesso. A Tait Communications, líder no fornecimento de soluções e serviço de comunicação digital via rádio. A HamiltonJet, pioneira no desenvolvimento de propulsão a jato de água. A OceanMax, representada por sua marca Propspeed, um anti-incrustante para redução da incidência de "cracas" nos propulsores de embarcações e a SpiderTracks que desenvolve soluções para rastreamento e gestão das operações de aeronaves.

ROBÔS PARA O RECONHECIMENTO E INSPEÇÃO DE ÁREAS DE RISCO
A PIAP apresenta dois robôs móveis: o PIAP GRYF, utilizado para reconhecimento em terrenos e lugares de difícil acesso e o TRM (Tactical Throwable Robot), projetado para oferecer suporte em operações antiterroristas, o robô pode ser lançado em um prédio (projetado para suportar uma queda de até 9 metros) ou em uma área aberta e orientado por controle remoto realizar a inspeção.

SPRAY NÃO-LETAL PARA USO PROFISSIONAL E CIVIL
Empresa especializada em tecnologias não letais, a Poly Defensor, apresenta a linha PSi Pró de sprays incapacitantes para uso profissional, que conta com a utilização de ingredientes naturais que não causam nenhum dano à saúde. O spray tem duas versões, uma em jato líquido direcionado de alta precisão e outra em névoa que produz um jato em formato de cone para a dispersão em situações de distúrbios civis. Para o público civil a empresa traz sprays para a legítima defesa, totalmente legalizados para o uso por qualquer cidadão(ã) pelo Exército Brasileiro.

NOVO COLETE À PROVA DE BALAS
A Protecta Proteção Balística lança na feira um colete à prova de balas 30% mais leve que o convencional. O novo colete foi desenvolvido com uma tecnologia têxtil inovadora que concilia a redução do trauma na balística (impacto do projétil no corpo quando atinge o colete) e aumenta o conforto do usuário com o gerenciamento térmico (reduz em até 3º graus a temperatura). A Protecta é referência na produção de coletes à prova de balas, blindagem automotiva, painéis antiperfurantes e vestimentas antichamas.

SOLUÇÕES PARA A SEGURANÇA CIBERNÉTICA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0
O tema cybersecurity no contexto da Indústria 4.0 será o foco da Radix na feira. A empresa apresenta soluções para a linha de segurança cibernética em ambiente operacional e ferramentas de criptografia para o mercado financeiro, além de exemplos de cases de sucesso desenvolvidos em empresas de infraestrutura crítica.

EMBARCAÇÕES RÍGIDAS
A RHINO TECH exibe o portfólio de embarcações rígidas de flutuação positiva fabricadas em alumínio naval em parceria com a Pierce Aluminum Company ou totalmente em polietileno de alta densidade (PEAD) desenvolvido com polímeros BRASKEM especificamente para resistência a alto impacto (750 joules/metro).

CONTRATO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO COM O EXÉRCITO BRASILEIRO
Além do portfólio de soluções militares, a Rockwell Collins Brasil destaca na LAAD 2017 o contrato com o Exército Brasileiro que selecionou a empresa para atender as Rádios Talon V / UHF, HR 9000 e displays em suas plataformas, a partir deste ano até 2018, com a opção de se estender o contrato por mais quatro anos sob uma única fonte. O serviço contratado será realizado no Centro de Serviços Rockwell Collins que será reformado em breve, em São José dos Campos.

BOMBAS AÉREAS E FOGUETES
Presente no pavilhão russo, a JSC Bazalt, apresenta a linha de bombas aéreas e foguetes como as bombas PBK-500U SPBE-K e ODAB-500PMV, o foguete-granada RShG-2 e o lança-granadas manual RPG-29.

SISTEMAS DE DEFESA E SEGURANÇA
O grupo RUAG, com sede na Suíça, traz um amplo portfólio de soluções com tecnologias para: sistemas de veículos, armas, comunicação e soluções para o treinamento de soldados e batalhões.  

AERONAVE DE COMBATE RUSSA MiG-35
A Russian Aircraft Corporation MiG apresenta os detalhes do recém-lançado MiG-35, aeronave multifuncional de combate de última geração que será produzido em 2019. A aeronave herdou a composição aerodinâmica do MiG-29 — um dos caças mais populares da quarta geração — dotada de tecnologia que a torna indetectável para os radares e que pode levar até sete toneladas de armas.

NOVA GERAÇÃO DO GRIPEN
A SAAB leva para a LAAD uma réplica em tamanho real do Gripen E, a nova geração do Gripen, caça inteligente que foi construído para se adaptar às ameaças em constante mudança e aos requisitos operacionais com os quais as forças aéreas modernas precisam lidar. Apresenta também uma variedade de produtos e soluções, como o lançador de míssil portátil RBS70 NG, uma nova geração do sistema integrado de observação, recursos de artilharia aprimorados, alta precisão, alcance insuperável e orientação a laser à prova de interferências e o sistema TactiCall que permite a comunicação com indivíduos ou grupos em outros dispositivos móveis, terminais de usuários, rádios portáteis e terminais TETRA, bem como com usuários em seus ambientes remotos de escritório.

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE EMBARCAÇÕES E PROTEÇÃO CONTRA RAIOS
A SKM destaca o sistema de telessupervisão de embarcações que conta com funcionalidades como a monitoração de consumo de combustível, a análise de vibração, o controle de avarias (incêndio e alagamento) e alarmes críticos. A empresa também é representante da Ground para o Brasil, trazendo o eca3G produto para a proteção contra surtos por descargas atmosféricas, que não precisa de aterramento ao solo e é o único que protege contra surtos de múltiplos pulsos, diretos, induzidos e reversos (propagação pelo terreno).

BLINDAGEM E ARMADURAS DE ALTO DESEMPENHO
A empresa indiana SM Group apresenta placas de cerâmica tecnológica avançada de peso leve (B4C) para várias aplicações de blindagem e o serviço de design e produção terceirizados para kits e componentes de armaduras de alto desempenho.

CHAPAS DE AÇO PARA A PROTEÇÃO
A siderúrgica sueca, SSAB, traz os produtos Armox® e Ramor®, chapas de aço de proteção de alto desempenho com propriedades garantidas de balística para aplicações civis e militares na área da segurança. As chapas são utilizadas, por exemplo, em estruturas de portas e paredes, blindagens de veículos e guaritas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMA ANTIFRAUDE
A Stefanini Rafael, coligada da Stefanini, exibe duas novas soluções: uma câmera de altíssima resolução que acoplada a um avião consegue realizar a captura precisa e detalhada de imagens, mesmo que o sobrevoo aconteça à noite, e a ferramenta antifraude Omnichannel, uma tecnologia capaz de detectar fraudes e também prever problemas futuros ao utilizar algoritmos para analisar padrões de dados – estruturados e não estruturados – para identificar padrões de comportamento tanto dos clientes como também dos eventuais fraudadores.

GESTÃO INTELIGENTE DE PENITENCIÁRIAS E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES
A Suntech destaca o lançamento do Sistema de Inteligência Prisional que oferece a gestão integrada de todo o ambiente prisional, empregando tecnologias que vão desde a detecção e bloqueio de dispositivos móveis ilegais em funcionamento dentro do ambiente, identificação de atividades ilegais de detentos na internet – principalmente nas redes sociais, até a gestão e controle inteligente de pessoas que acessam a unidade prisional por meio do cruzamento de informações. A empresa também apresenta o Sistema Federado de Inteligência que permite, dentre outros atributos, o compartilhamento de dados operacionais entre distintas agências de segurança pública, inteligência e defesa e a uma solução de Inteligência Tática Aérea, que auxilia equipes operacionais provendo máxima cobertura em áreas de difícil acesso, identificando alvos em vastas áreas de interesse e gerando inteligência significativa para o sucesso das operações.

NOVA PLATAFORMA DE ARMAS
A Taurus apresenta a nova plataforma de pistolas para o mercado brasileiro, a T Series, que conta com 12 modelos nas versões TS e TH, além de sua linha de fuzis T4, modelos A1 e A2. A companhia recentemente reestruturou o parque fabril, concentrando todas as suas operações na unidade de São Leopoldo (RS).  


PROJETO DO SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO

A Thales Alenia Space, do grupo Thales, destaca a participação no programa SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) e expõe equipamentos de comunicação satelital. A empresa realizou a transferência de tecnologias críticas de espaço para empresas e entidades brasileiras com o envio de cerca de 40 brasileiros que acompanharam a produção do satélite na França. A empresa apresenta também radares de controle de tráfego aéreo (primário e secundário) e de defesa aérea da família GM (GM400 e GM200).

BINÓCULOS PARA A VISÃO NOTURNA E TÉRMICA
Com sede em Atenas, a Theon Sensors apresenta a linha de binóculos e dispositivos para a visão noturna e térmica para aplicações militares e de segurança.

APARELHOS PARA A DETECÇÃO DE EXPLOSIVOS E RADIAÇÃO
A Thermo Fisher Scientific traz um portfólio que conta com instrumentos analíticos portáteis para identificação de substâncias ilícitas, explosivos e ainda detecção e mensuração de radiação.

DESATIVAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS EM PENITENCIÁRIAS
A Triple Dragon Communications traz para o Brasil uma solução capaz identificar e desativar  dispositivos móveis contrabandeados em penitenciárias. O SilentShield é aplicado de forma remota sem a necessidade de instalação de equipamentos no local, o que previne o risco de possíveis danos. A Triple Dragon Communications é uma empresa de contramedidas eletrônicas, sediada no Canadá, com escritório em São Paulo.

ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES PRISIONAIS
A Umanizzare, especializada na co-gestão de unidades prisionais e parceria público-privada, destaca os resultados e os projetos de ressocialização que são feitos com os reeducandos nas unidades geridas pela empresa, incluindo a exposição de alguns artesanatos elaborados por eles. Também irá apresentar o Software de Gestão Prisional - Infozzare - desenvolvido pela empresa para administração prisional.

PARAQUEDAS PARA USO MILITAR E CIVIL
Única fabricante de paraquedas no Brasil, a Vertical do Ponto, lança novos modelos de paraquedas de salto livre para uso civil e militar, divididos nas categorias: Student, Tandem, Operacional para uso militar e esportivo de alta performance.

CANIVETES SUIÇO E ACESSÓRIOS PESSOAIS  
A Victorinox apresenta o canivete desenvolvido exclusivamente para a Marinha da Índia, que foi inspirado nos modelos criados para os soldados suíços, com talas azuis e feito para reparar cordas. Além disso, expõe a linha de relógios, com destaque para o I.N.O.X., o mais resistente do mercado, que passou por 130 testes de qualidade, 30 a mais que os exigidos pela indústria relojoeira suíça, e a linha de acessórios pessoais, como mochilas, carteiras e travel organizers. A empresa é a fornecedora oficial de canivetes para o Exército de 18 países.

TECNOLOGIAS DE INSPEÇÃO PESSOAL E DE CARGAS
A VMI traz os diferenciais da tecnologia Spectrum BodyScan, aplicada para inspeção pessoal, com a capacidade de detectar objetos ocultos no interior do organismo de uma pessoa. A empresa também apresenta a tecnologia Spectrum Cargo, que permite a inspeção dinâmica de grandes volumes de cargas, com aplicação contra contrabando, transporte de produtos ilícitos e até mesmo contra sonegação fiscal.

BOTAS E COTURNOS TÁTICOS
Para oferecer segurança e conforto aos agentes de segurança, a White Lake lançará novas botas e coturnos táticos com tecnologia para garantir a impermeabilidade do produto.