Logo LAAD 2017

Tendências e novas estratégias, projetos das forças armadas e os desafios em Defesa e Segurança serão temas dos seminários da LAAD Defence & Security 2015

Tendências e novas estratégias, projetos das forças armadas e os desafios em Defesa e Segurança serão temas dos seminários da LAAD Defence & Security 2015

Programa Nacional de Atividades Espaciais, Programa de Desenvolvimento de Submarinos, Guerra Eletrônica, Combate ao Terrorismo, Gestão e Governança em Segurança Pública, Política Penitenciária Nacional, Atuação da Polícia Federal nas Fronteiras contra o Tráfico Internacional, Segurança no Transporte de Cargas, Integração na Segurança nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Esses são alguns temas que serão abordados no IV Seminário de Defesa e no IV Seminário de Segurança que acontecem simultaneamente à  LAAD Defence & Security 2015, a maior e mais importante feira dos setores de Defesa e Segurança da América Latina.

De acordo com Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, empresa organizadora da feira, os segmentos de Defesa e Segurança têm se diversificado e se adaptado às novas necessidades mundiais. “Difundir as experiências de sucesso, contribuindo para a disseminação de informações estratégicas e tecnológicas é a missão do evento”, ressalta.

Entre os destaques do primeiro dia no IV Seminário de Defesa LAAD (14/04) está a palestra “Desenvolvimento do Programa Nacional de Atividades Espaciais”, que será ministrada pelo Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira, Petrônio Noronha de Souza. Outro destaque do módulo é o painel que vai abordar O Papel das Agências de Fomento na Indústria de Defesa Brasileira e contará com a participação de representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

No segundo dia do evento (15/04) o Seminário de Defesa abordará, entre outros temas, O Brasil e as Operações de Manutenção da Paz, Desafios para a Segurança e Defesa Cibernéticas, Programa de Desenvolvimento de Submarinos e SISFRON: Fortalecendo a Defesa de nossas fronteiras.

Na quinta-feira (16) a programação do seminário tem sequencia abordando temas como Processo de Compra no Mercado Interno e Externo, Interoperabilidade das Forças Armadas, Defesa Cibernética no Brasil, entre outros.

Na sexta-feira (17), último dia do IV Seminário de Defesa, as palestras serão sobre Terrorismo. Entre as apresentações, destaque para “The Islamic State: Is It Islamic? Why it Matters”, tema que será abordado pelo diretor do Jihad Watch, Robert Spencer; e “Cooperação Policial Internacional no Combate ao Terrorismo”, pelo chefe do Escritório da Interpol no Brasil, DPF Valdecy Urquiza Júnior.

O IV Seminário de Defesa LAAD conta com o patrocínio da Northroup Grumman, Rolls-Royce e Thales.

Seminário de Segurança - No IV Seminário de Segurança LAAD, o primeiro dia (14/04) tem como tema central o “Panorama Geral de Segurança” e vai contar com debates sobre Governança em Segurança Pública, Projetos de Aquisições para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), entre outros.

No segundo dia, 15/04, acontecerá o módulo de  Segurança Pública  que discutirá tópicos como Planejamento e Coordenação da Política Penitenciária Nacional, Aumento da Capacidade Analítica e Investigativa – Caso de NY, Atuação da Polícia Federal nas Fronteiras contra o Tráfico Internacional e ainda Desafios e Resultados das Políticas de Segurança Viária, palestra que será ministrada pela Diretora Geral da Polícia Rodoviária Federal, inspetora Maria Alice Nascimento de Souza.

O módulo do terceiro dia (16/04), sobre  Segurança Corporativa, vai incluir palestras sobre Análise de Crimes de Informática, Prevenção a Fraudes Corporativas, Segurança Logística do Transporte Terrestre de Cargas e também Estrutura de Segurança do Aeroporto de Guarulhos (GRU).

No último dia do programa (17/04) as apresentações seguirão com o módulo de Integração em Segurança. Entre as apresentações “Como trabalhar Integrado – Município e Estado em prol da Segurança” e o painel de encerramento “Integração na Segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, que vai contar com a participação de representantes do Comitê Organizador dos Jogos, dos Ministérios da Defesa e da Justiça, da Presidência da República e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Os patrocinadores do IV Seminário de Segurança da LAAD são Microsoft e L3 Security & Detection Systems.

Electronic Warfare Brazil - paralelo à LAAD Defence & Security 2015, ocorre a Sessão de Guerra Eletrônica, organizada em parceria com a AOC – Old Crowns Association. A sessão, que ocorre no dia 16 de abril, reúne autoridades e especialistas do setor para discutir as estratégias e a evolução do tema nas Forças Armadas brasileiras. Destaque para a palestra do presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate – COPAC, Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Affonso, que irá apresentar o tema “Gripen NG: Tecnologia em Defesa do Espaço Aéreo Brasileiro”. São patrocinadores do evento: Gew Technologies e SAAB.

Publicado em: 08/04/2015