Realidade virtual em simuladores é destaque na LAAD 2013

Fabricantes de aeronaves e a Marinha do Brasil trazem para a feira equipamentos que permitem aos visitantes experimentarem a sensação de pilotar seus veículos

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2013 - Um dos destaques da LAAD Defence & Security 2013 são os simuladores apresentados na feira. Fabricantes de equipamentos e Forças dos setores de Defesa e Segurança trouxeram cabines de comando que permitem aos visitantes desfrutar da experiência de comandar missões ou mesmo pilotar veículos no ar, na terra ou na água, em um cenário de realidade virtual.

No estande da Marinha do Brasil, por exemplo, é possível “comandar” o navio-patrulha Macaé, da esquadra nacional, em plena Baía de Guanabara. Com os instrumentos da ponte de comando da embarcação, o visitante pode realizar diversas manobras com o cenário virtual do Rio de Janeiro em uma tela côncava de 180 graus.

Os simuladores de vôo também são sucesso na feira. Dois dos três fabricantes de caças supersônicos que concorrem na licitação para o fornecimento à Força Aérea Brasileira (FAB) trouxeram seus equipamentos de simulação que permitem pilotar virtualmente os novos aviões: a americana Boeing e a sueca Saab. O consórcio liderado pela francesa Dassault, que fabrica os caças Rafale, apresenta o jato apenas em vídeo no seu estande.

No espaço da Boeing, o simulador do jato F18 Super Hornet chama logo a atenção de quem passa pela feira. A cabine conta com dois lugares (um à frente do outro) e, nela, se pode realizar quase todas as manobras e ações da aeronave, com dose grande de realidade. É possível, por exemplo, disparar mísseis contra alvos que aparecem na tela de 180 graus e até voar de cabeça para baixo, com as imagens do terreno que se está sobrevoando invertidas.

Já no estande da Saab, o jato que se pode “pilotar” virtualmente é o Gripen-NG, que também está na disputa para a venda à Aeronáutica do Brasil. A cabine do simulador desse modelo oferece um lugar apenas, mas também permite realizar quase todas as manobras do avião real, com o cenário de vôo apresentado em tela de 180 graus.

Alguns tipos de simuladores são utilizados para treinamentos reais. A Helibrás, fabricante de helicópteros no Brasil, lançou nesta quarta-feira, na LAAD Defence & Security, a pedra fundamental de seu prédio do Centro de Treinamento e Simuladores, que será construído no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

A LAAD Defence & Security é um dos principais palcos para apresentação do que há de mais moderno no mundo em tecnologia, equipamentos e serviços nas áreas de Defesa e Segurança, voltados às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), forças policiais e especiais, consultorias, segurança corporativa e agências governamentais.

Os visitantes encontram no evento tecnologias de ponta para operação militar, aeroespacial, naval, comunicação e informação, segurança pública e corporativa; como veículos blindados, vants (veículos aéreos não tripulados), dispositivos de proteção, aeronaves, embarcações militares e sistemas integrados de comando e controle. Também são destaque o Space Zone, que concentrará a indústria espacial e os órgãos governamentais do setor, e uma área dedicada a Treinamento & Simulação.

Promovida a cada dois anos, em todas as edições a LAAD tem apresentado consistente crescimento no número de expositores, delegações nacionais e internacionais e autoridades em geral. O total de expositores demonstra o crescimento consistente da feira, na qual participam como pavilhão nacional pela primeira vez países como Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Eslováquia e Noruega.

A LAAD ocupa nesta edição três pavilhões no Riocentro, com uma nova configuração física. O comandante de cada uma das Forças Armadas tem um gabinete central em cada pavilhão e, ao seu redor, os fornecedores locais e internacionais daquele segmento. A localização das Forças ficou dividida da seguinte forma: a Marinha está no pavilhão 2, o Exército no pavilhão 3 e a Força Aérea Brasileira, no pavilhão 4.

O Programa de Delegações Oficiais traz à feira oficiais de alta patente de Marinha, Exército e Força Aérea dos países da América Latina e de outros continentes. Também participam do evento secretários estaduais de Segurança Pública, secretários de estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, chefes dos organismos de inteligência de segurança pública, superintendentes da Polícia Rodoviária Federal, comandantes gerais de Polícias Militares, comandantes gerais de Corpos de Bombeiros Militares, chefes de Polícia Civil, dirigentes gerais de Órgãos Periciais, secretários e gestores municipais de segurança, comandantes gerais de Guardas Municipais, além de autoridades de segurança pública de outros países da América Latina.

Sobre a Clarion Events

A Clarion Events Brasil é uma das maiores empresas dedicadas à promoção e organização de feiras de negócios, congressos e eventos. Por mais de 30 anos, a empresa tem criado marcas líderes em diversos segmentos e ótimos ambientes para negócios e relacionamento. Os mais de 200 eventos da Clarion atendem 15 diferentes setores, como defesa e segurança, lazer, entretenimento, financeiro, varejo, jogos, arte e energia nos quatro continentes.

www.clarionevents.com

Evento:                        LAAD Defence & Security 2013
Local:                          Riocentro, Rio de Janeiro - RJ
Datas e horários:         9, 10 e 11 de abril: das 10 às 18 horas