IACIT destaca resultados do Radar OTH durante a LAAD Defence 2017

Empresa também estará com completa linha de produtos, como soluções de contramedida eletrônica, telemetria, CNS/ATM, sistemas de comando e controle, de detecção e eletro-ópticos

A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, estará presente na LAAD Defence & Security 2017 com a linha completa de produtos e serviços, entre eles as soluções de contramedida eletrônica, telemetria, CNS/ATM, sistemas de comando e controle, de detecção e eletro-ópticos. A LAAD acontece de 4 a 7 de abril, no Riocentro.

Entre os destaques do estande, a IACIT vai apresentar os primeiros resultados da operação do Radar Além do Horizonte ou “Over The Horizon” (OTH) em inglês, em operação no Farol de Albardão, no Rio Grande do Sul, desde o final de 2016. O sistema único no país foi desenvolvido em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI) e apoio da Marinha do Brasil, que cedeu a área na costa sul do país.

A tecnologia nacional adota o conceito de “surface wave” (onda de superfície) para a detecção de alvos, tornando-o um sistema exclusivo e diferenciado. O conceito “surface-wave” garante rastreabilidade de uma área maior, já que os sensores fazem uma “varredura” seguindo a curvatura da Terra, sendo mais eficiente que os radares convencionais que têm o alcance limitado pela linha de visada direta. Operando na faixa de HF, o Radar é capaz de monitoração além do horizonte de centenas de quilômetros no ambiente marítimo. O radar emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências o qual proporciona uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).

Além do Radar OTH, a empresa apresentará o também pioneiro Radar Oceânico. O sistema foi desenvolvido com a mais alta tecnologia existente no mercado mundial e é aplicado tanto em projetos civis, quanto científicos ou de segurança nacional. O equipamento, também em operação no sul do país, permite o mapeamento das correntes marítimas, detecta perigos ambientais como ressacas e tsunamis e pode ser usado na vigilância costeira.

O Radar obtém as medidas de Correntes Superficiais Oceânicas através de sinais em HF (High Frequency), disponibilizando maior agilidade, precisão e exatidão nas medidas, de acordo com cada aplicação a ser utilizada. A Plataforma Radar desenvolvida pela empresa utiliza conceitos de modularidade, permitindo a adequação de suas capacidades funcionais e operacionais, tendo sido idealizada para atender às diversas demandas relacionadas a meteorologia oceânica. O projeto é composto por subsistemas de Transmissão e Recepção em HF, processamento de sinais e armazenamento de dados. Devido à alta tecnologia empregada, o Radar Oceânico IACIT necessita de pequenas áreas para sua instalação.

Soluções completas

Dentre os sistemas desenvolvidos pela empresa, um dos carros-chefes é a família de sistemas de contramedida eletrônica composta pelas soluções DRONEBlocker, COMBlocker e RCIEDBlocker, nas configurações fixa ou móvel.

A solução DRONEBlocker foi a primeira a ser lançada no mercado e tem chamado a atenção. Aplicada para proteção contra as ameaças de drones, foi utilizada com enorme sucesso pelo Exército Brasileiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Totalmente integrada com sensores para detecção, identificação e rastreio através de sensores acústicos, sensores de RF, radares e câmeras capazes de detectar e identificar as ameaças. A solução conta com sistema de Comando, Controle e Inteligência (C2I que permite a centralização da operação, configuração e gerenciamento de todo o sistema remotamente. O sistema C2I permite ainda a integração com outros produtos da IACIT como: sistemas de telemetria e controle remoto RCS0400, sistema de leitura e reconhecimento de placas de veículos (LPR), bem como sistemas de vigilância patrimonial de terceiros. Além disso, o C2I possibilita a operação em conjunto do DRONEBlocker e COMBlocker, proporcionando proteção contra drones e comunicações indesejáveis em estruturas estratégicas.

O RCIEDBlocker é um sistema de contramedida eletrônica contra explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (RCIED). O sistema pode ser utilizado em plataformas fixas ou móveis, como viaturas (pick-up/blindados), maletas e mochilas, conforme a versão de configuração de canais e de potências do sistema e tem como objetivo a proteção de comboios e/ou de tropas com capacidade de bloquear ou interferir nas comunicações de RCIED e sistemas de comunicação, como rádios, celulares, bluetooth, wireless e controles remotos devido às várias configurações possíveis.

O COMBlocker também tem chamado a atenção, pois permite bloquear comunicações celular e rádio com bastante eficiência, tanto na versão indoor quanto outdoor. O COMBlocker apresenta resultados impressionantes, pois é possível bloquear uma área sem interferir na vizinhança, utilizando-se de antenas específicas para cada cenário, bem como ajuste de potência e frequências.

No segmento de Telemetria, além do já consagrado sistema de tele supervisão e telecomando RCS 0400, a empresa lançará o seu mais novo sistema de Telemetria em nuvem e portátil, baseado no conceito de “Internet of Things” (IoT). O RCS 0500 é um sofisticado sistema de suporte à decisão (SSD) que efetua o monitoramento simultâneo sem fio, criptografado e georreferenciado de dados de equipamentos.

No segmento CNS/ATM a IACIT apresentará o mais novo produto DME-0200, certificado pela Força Aérea Brasileira, e alguns produtos de Software como NEURALCAST e ROUTECAST também homologados pela FAB.

Sobre a IACIT

Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a IACIT vem atuando há mais de 30 anos em projetos ligados ao setor. Com a criação do Departamento de Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento e a implantação de uma unidade fabril há cerca de 10 anos, a empresa ampliou o portfólio de produtos e serviços. Atualmente, a IACIT é a única empresa brasileira fabricante de auxílios à radionavegação aérea, e fabrica também radares meteorológicos, radares Oceânicos, radares para Vigilância Marítima – OTH, sistemas de telemetria e telecomandos e equipamentos e soluções de contramedida eletrônica aplicadas à segurança pública e defesa. Possui uma estrutura de engenharia certificada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas complexas tanto para hardware como para software estabelecida em São José dos Campos, tendo lançado recentemente produtos meteorológicos de software baseados em redes neurais artificiais (RNA) para aplicação a gestão do tráfego aéreo, proporcionando grandes benefícios para rotas e pouso de aeronaves.

Press Agency - Rossi Comunicação

Valéria Rossi - Tel: + 55 11 9348-8562 – valeriarossi@rossicomunicacao.com.br