O Grupo HELISUL, um dos maiores operadores de helicópteros da América Latina, fará a sua estreia como expositor na LAAD Defence & Security 2025. Credenciada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a Helisul vem fortalecendo a cada ano a sua atuação e presença global no setor de defesa por meio da implantação de novas tecnologias, parcerias estratégicas e soluções inovadoras.

Em 2024, foi consolidada a aquisição da Albatross Indústria Aeronáutica, que passou a se chamar HELISUL Engenharia. Com esse reforço, a HELISUL agregou conhecimento ao seu portfólio, como desenvolvimento de sistemas embarcados, sistemas de guerra eletrônica e inteligência de sinais, modernização de aeronaves militares, desenvolvimento de drones de todas as classes, sistemas de guiagem de armamento, sistemas de comunicação segura e integração de aeronaves de missão especial (C4ISTAR + Cyber), incluindo segmentos de solo.
Para Juliano Sansão, ex-CEO da Albatross e atual Diretor da HELISUL Engenharia, apesar da fusão ter ocorrido recentemente, a parceria de longa data das empresas permitiu que a HELISUL se destacasse e se tornasse referência no mercado militar e de segurança pública, principalmente na área de vigilância e sistemas C5, cobrindo todos os aspectos da operação, apresentando flexibilidade e eficácia nas soluções.
“Já estamos fazendo história, fornecendo equipamentos de ponta produzidos no Brasil, mudando doutrinas, influenciando decisões e oferecendo meios para melhoria da filosofia com a qual as forças de segurança e militares operam, servindo de exemplo para outros países e forças”, observa.
Sansão e sua equipe trazem consigo uma vasta experiência na área militar e de segurança, não só na Albatross, mas em empresas tradicionais como INPE, EMBRAER, MECTRON e CPQD, trabalhando em projetos como rig aviônico civil e militar, sistemas embarcados para aeronaves militares, aeronaves de missão especial, integração de armamentos, sistemas de satélites, desenvolvimento de mísseis e simuladores em países como Brasil, Israel, México, Estados Unidos, Alemanha, Peru, Paquistão e Colômbia.
Atualmente, a HELISUL atua de maneira disruptiva e de forma a remodelar conceitos operacionais de forças civis e militares oferecendo sistemas completos C5ISTAR com especial atenção aos mais novos desenvolvimentos na área de IA, sensores e conectividade, focando na previsibilidade, projeção de cenários, agilidade de resposta frente às demandas do ambiente e a problemática VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity).
Na LAAD, a HELISUL irá apresentar, juntamente com seus parceiros, sistemas SIGINT (Inteligência de Sinais), COMMINT (Inteligência de Comunicação), ELINT (Inteligência Eletrônica), COMJAM (Interferência de Comunicação), ESM (Medidas de Suporte Eletrônico), SAR (Radar de Abertura Sintética), sistema de missão, sistema C5ISTAR, sistemas de detecção de celulares, de detecção e extração de informações utilizando IA, sistema de detecção automática de queimadas, de vigilância marítima, VTS (Vessel Traffic Service), soluções de conectividade, aeronave P-68C de missão especial e drones de alto alcance classes II e III, além de vários cockpits, incluindo um cockpit para aeronaves de ataque leve e treinamento e outro para aeronaves multimissão avançada com display WAD.
O DNA de pesquisa e desenvolvimento foi potencializado e hoje a HELISUL se mostra sólida neste mercado, onde em 2024 recebeu duplamente o título de EED – Empresa Estratégica de Defesa, tanto na HELISUL Engenharia como na HELISUL, sendo homologada como fabricante de aviônicos e provedora de serviços estratégicos. “Este título nos orgulha imensamente e nos apoia na busca da soberania do BRASIL e preservação dos nossos pesquisadores, engenheiros e das nossas tecnologias, garantindo assim a continuidade das pesquisas em território nacional, suporte das nossas forças e apoio à sociedade”, finaliza Sansão.
Sobre a Helisul Aviação
A Helisul é referência em aviação na América Latina, com 53 anos de experiência. Possui uma frota com mais de 80 aeronaves, além de 26 hangares e presença em 15 bases fixas. O portfólio da organização abrange um amplo espectro de serviços aéreos especializados (SAE) com helicópteros e aviões; hangar e suporte terrestre para aeronaves de terceiros (FBO); manutenção, gerenciamento e fretamento de aeronaves; arrendamento de aeronaves para o setor de segurança pública, com customização da aeronave e sistemas conforme necessidade; transporte aeromédico e voos panorâmicos. A Helisul é um Centro de Serviços certificado pela Airbus, Safran, Rolls Royce e StandardAero e é revendedora oficial no Brasil da BLR e Garmin.